Flavia Castro Massagem – Massagista rj – Zona Sul Rio de Janeiro

Logo Flavia Castro - Horizontal

Para desinchar um edema beba bastante água, evite alimentos ricos em sódios, modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializados e estique as pernas para cima após uma boa sessão de drenagem. Certos líquidos escapam dos vasos causando uma retenção de líquido.

A drenagem linfática manual consiste em manobras específicas aplicadas sobre a pele, favorecendo o sistema linfático a trabalhar em um ritmo otimizado, eliminando o excesso de líquidos e toxinas retidos entre as células, estimulando seu retorno à circulação e evitando assim o edema.

Essa técnica trabalha através de movimentos mais lentos, rítmicos, com uma pressão suave que respeita o sistema linfático. É uma massagem para diminuir a sensação de inchaço. Beneficia o sistema imunológico e ajuda a aumentar a produção dos anticorpos que ajudam a combater as infecções. Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período de tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, celulite, e relaxamento de pessoas tensas.

No entanto, essa prática tem algumas contraindicações que impedem de passar pela terapia, em casos de: febre, pressão alta sem o devido acompanhamento, alterações renais crônicas, trombose venosa profunda e câncer. Se bem-feita e contanto com um profissional qualificado, traz benefícios como sensação de leveza, a melhora na aparência da pele, relaxamento, estímulo a circulação sanguínea, regeneração de tecidos e ação anti-inflamatória.

O primeiro passo é liberar os linfonodos, também conhecidos como gânglios. Através da apalpação de regiões como axilas, abaixo da mandíbula, parte de trás das orelhas, virilhas, parte posterior da cabeça, pescoço, fossa poplítea e tornozelos.

É uma prática indolor, não podendo provocar hematomas. Se o paciente estiver sentindo alguma dor, o procedimento está sendo realizado de forma incorreta. Recomenda-se a frequência de uma a três vezes na semana de acordo com a necessidade apresentada. A sessão dura cerca de 50 minutos. Entre cinco e dez sessões, realizadas com frequência semanal é crucial para que o corpo comece a responder aos estímulos. Após a realização da drenagem linfática manual, é comum alguns pacientes relatarem a necessidade de micção.

Mas afinal, a drenagem linfática ajuda no emagrecimento? A drenagem linfática não elimina gorduras, portanto o que ocorre após o procedimento é a eliminação do excesso de líquidos no corpo, que reduz o inchaço, e redução de medidas. Procure associar a prática de exercícios. Sintomas como dor, coceira, vermelhidão, que não cedem ao repouso, procurar um cirurgião vascular ou angiologista, porque temos sinais de alerta para uma investigação maior.

Compartilhe:

Deixe um comentário