Flavia Castro Massagem – Massagista rj – Zona Sul Rio de Janeiro

Logo Flavia Castro - Horizontal

O apelido “segundo coração” atribuído à panturrilha tem fundamento na sua função de auxiliar o retorno venoso. Enquanto o coração principal bombeia sangue oxigenado para todo o corpo, a panturrilha desempenha um papel vital ao impulsionar o sangue de volta para o coração.

Conhecidas popularmente como batatas da perna, as panturrilhas são músculos presentes na parte de trás das pernas, logo abaixo do joelho, tendo como principal função auxiliar uma pessoa durante sua locomoção, bem como no equilíbrio e postura corporal.

O fortalecimento da panturrilha é essencial para a saúde do sistema circulatório. Isso mesmo, uma musculatura saudável nessa região é fundamental para levar o sangue das pernas de volta para o coração. Por esse motivo, a panturrilha também é chamada de coração das pernas. A musculatura da panturrilha funciona como um ‘coração’ das pernas quando estamos em movimento, colaborando com o retorno venoso e o bom funcionamento da circulação.

Cada contração de músculos da panturrilha representa um bombeamento a mais no retorno de sangue ao coração. Como se o nosso coração, ou seja, a nossa “bomba principal” tivesse múltiplas bombas centrais e periféricas funcionando como auxiliares, contribuindo no trabalho da circulação do sangue no corpo.

Ao todo estima-se que são seis distribuídas pelo nosso corpo, sendo a panturrilha a mais importante delas. No caso dos membros inferiores, por exemplo, é preciso agir contra a gravidade. É aqui que as panturrilhas agem como um “segundo coração”. O retorno do sangue das pernas para o coração é impulsionado pela musculatura das panturrilhas.

Uma boa sessão de massoterapia envolvendo a panturrilha com as mãos e massageando logo abaixo do joelho, aplicando uma leve pressão. E colocando as pontas dos dedos de ambas as mãos na base da panturrilha em ambos os lados e, de forma que vá subindo pelos músculos da panturrilha, massageando em movimentos circulares é uma grande aliada na melhora do retorno venoso das pernas. Procure combinar também com caminhadas regulares, alongamento, bicicleta, agachamento e movimentação dos pés de forma geral.

Compartilhe:

Deixe um comentário